Análise Técnica e Fundamentalista: aprenda a diferença

Entender a diferença entre a análise técnica e fundamentalista é essencial para traçar uma boa estratégia e otimizar suas operações 

análise técnica e fundamentalista

Ao começar a operar na Bolsa, certamente você se deparou com esses dois termos: análise técnica e fundamentalista. Mas o que são e qual a diferença entre elas?

Ambas são muito utilizadas por quem já investe no mercado acionário e possuem concepções completamente diferentes, mas não necessariamente opostas.

Elas são essenciais para entender quais serão os movimentos futuros dos preços dos papéis negociáveis e fundamentais para traçar uma boa estratégia de trading.

Nesta matéria, explicamos a diferença entre a análise técnica e fundamentalista, de que forma elas funcionam e  como utilizá-las:

Diferença entre a Análise Técnica e  Fundamentalista

Enquanto a análise técnica, também conhecida como análise gráfica, estuda os movimentos do mercado por meio dos gráficos e, com base nisso, tenta prever os preços futuros dos ativos no curto, médio e longo prazo negociados em Bolsa, a análise fundamentalista é focada em estudar os aspectos financeiros e econômicos das companhias emissoras das ações no médio e longo prazo.

Entenda um pouco mais sobre a análise técnica e fundamentalista:

Análise técnica

A análise técnica é formada por um conjunto de ferramentas gráficas que estudam o preço e o volume dos ativos.

Por meio dela é possível encontrar a tendência de um determinado papel baseando-se no volume, quantidade de ativos disponíveis para negociação na Bolsa, e na oferta, que são a quantidade de compradores interessados.

Principais características:

  • Gráficos;
  • Tendências de oferta e demanda;
  • Ideal para operações de trading de curto prazo, como Day Trade.Acesse a página de análises da Clear e acompanhe o desempenho dos principais papéis negociados em Bolsa.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é aquela que estuda os fatores econômicos e a saúde financeira das empresas listadas na Bolsa.

Ela consegue projetar os resultados no longo e médio prazo e, assim, determinar um preço justo para as ações, levando em consideração os aspectos macro e microeconômicos que impactam diretamente em seu desempenho na Bolsa.

Para isso, os analistas fundamentalistas analisam os fatores da economia no geral, como taxa de juros, inflação, decisões públicas; as informações do setor em que a empresa em análise atua; e, por fim, os aspectos qualitativos e quantitativos da organização, como balanços, receitas, lucros, administração, entre outros.

Principais características:

  • Estudos micros e macroeconômicos;
  • Análise de dados quantitativos e qualitativos das empresas;
  • Ideal para investimentos de médio e longo prazo.

Quando usar cada uma delas?

análise técnica e fundamentalista

Antes de decidir qual tipo de análise utilizar, é essencial definir bem quais serão suas metas ao operar.

Para operações de curto prazo, a análise gráfica acredita que todas as informações necessárias já estão contempladas nos gráficos, como preço, volume e tendências.

Ela costuma ser mais utilizada para operações de trading, que é quando os traders compram ativos para lucrarem com a venda.

Já a análise fundamentalista, que pondera a saúde financeira e econômica da empresa durante um longo período de tempo, é extremamente útil em operações de médio e longo prazo, pois seu estudo reflete como as ações poderão se comportar no futuro.

Diferentemente da análise gráfica, ela tende a ser usada por investidores que compram ativos esperando que eles se valorizem e gerem pagamentos de dividendos.

Também é possível utilizar a análise técnica e a análise fundamentalista de forma conjunta. Neste caso, os traders que já são adeptos a essa junção costumam optar pela análise fundamentalista para avaliar o desempenho das empresas listadas em bolsa e, depois de escolher quais ações investir, utilizam a análise técnica para encontrar o melhor momento para comprar as ações.

Agora que você já entendeu a diferença entre análise técnica e fundamentalista, abra sua conta na Clear e comece a operar!

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.