Como identificar uma reversão de tendência utilizando a Análise Técnica

André Moraes
Analista de Investimentos na Clear (CNPI-T EM-1176)

É impossível adivinhar onde será o próximo topo ou fundo de uma tendência analisando o preço dos ativos no gráfico, mas alguns padrões na análise técnica nos ajudam a perceber ou antecipar uma reversão de tendência; ou seja, se um ativo que estava em tendência de baixa tem maior probabilidade de entrar em uma tendência de alta e vice-versa.

Essas figuras dá ao trader boas operações, pois identifica movimentos ainda no seu início, dando uma excelente relação de risco e retorno nos trades.

Uma das principais figuras (e sobre ela que vamos falar neste artigo) é o Ombro-Cabeça-Ombro (OCO – OCOI), que pode aparecer tanto no fundo como no topo de uma tendência.

Antes de falar sobre os padrões, vamos revisar como identificar uma tendência de alta ou de baixa segundo a teoria de Dow.

Como são formadas as tendência de alta e de baixa?

Segundo a teoria de Dow (que é a base da análise técnica), uma tendência de alta é caracterizada quando no gráfico o preço do ativo forma topos e fundos ascendentes e uma tendência de baixa é caracterizada quando o preço forma topos e fundos descendentes.

Tendência de Alta: Topos e fundos ascendentes.

Imagem: Exemplo de tendência de alta

 

Tendência de Baixa: Topos e fundos descendentes.

Imagem: Exemplo de tendência de baixa

Sabendo como identificar uma tendência no gráfico, vamos falar sobre o padrão de reversão de tendência Ombro-Cabeça-Ombro e Ombro-Cabeça-Ombro Invertido.

Padrão Gráfico Ombro-Cabeça-Ombro – OCO
Após uma tendência prolongada de alta, em algum momento ocorrerá uma mudança de padrão; o preço do ativo que até então subia, tenta fazer um novo topo – acima do topo anterior – não consegue, deixa um topo abaixo do anterior e começa a cair.

Essa figura é chamada de ombro-cabeça-ombro, mostrando que o ativo tem maior probabilidade de sofrer uma reversão de tendência, ou seja, o mercado pode parar de fazer topos e fundos ascendentes e começar a fazer topos e fundos descendentes.

Como operar?

Quando enxergamos essa figura no gráfico, traçamos uma linha ligando os fundos consecutivos. O rompimento dessa linha pode gerar boas oportunidades de operação, projetando como alvo de ganho, a distância do topo mais alto (cabeça) até a linha traçada (ilustrada na imagem abaixo).

Imagem: Padrão Ombro-Cabeça-Ombro

Pontos importantes:

● Acontece no topo;
● Mostra uma reversão da tendência de alta para tendência de baixa;
● Boas oportunidades de venda do ativo, projetando como alvo a mesma distância da cabeça até a linha traçada, após o rompimento dessa linha.

Padrão Gráfico Ombro-Cabeça-Ombro Invertido – OCOI
Após uma tendência prolongada de baixa, em algum momento ocorrerá uma mudança de padrão; quando o preço do ativo que até então descia, tenta fazer um novo fundo – abaixo do fundo anterior – não consegue, deixa um fundo acima do anterior e começa a subir.

Essa figura é chamada de ombro-cabeça-ombro invertido, mostrando que o ativo tem maior probabilidade de sofrer uma reversão de tendência, ou seja, o mercado pode parar de fazer topos e fundos descendentes e começar a fazer topos e fundos ascendentes.

Como operar?

Quando enxergamos essa figura no gráfico, traçamos uma linha ligando os topos consecutivos. O rompimento dessa linha pode gerar boas oportunidades de operação, projetando como alvo a distância do fundo mais baixo (cabeça) até a linha traçada.

Pontos importantes:

● Acontece no fundo;
● Mostra uma reversão de tendência de baixa para uma tendência de alta.
● Boas oportunidades de compra do ativo, projetando como alvo a mesma distância da cabeça até a linha traçada, após o rompimento dessa linha.

Esses dois padrões quando encontrados nos gráficos apresentam uma maior probabilidade de ocorrer uma reversão da tendência vigente, possibilitando boas operações de compra e venda.

Ebook Download

e-Book
Análise Técnica

Operando através de gráficos

Download
Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.