Como operar na Bolsa: 7 dicas infalíveis de André Moraes para começar

Clear Corretora
Conteúdo exclusivo

Nosso analista André Moraes separou 7 dicas importantes para você aprender a como operar na Bolsa

trader como operar na bolsa

Como operar na Bolsa de Valores é uma dúvida bem frequente para quem deseja ingressar no mercado de ações, mas não sabe ao certo como começar.

Seguindo passos fundamentais, como estudar sobre o mercado e ter estratégias bem definidas, o processo para iniciar suas operações pode ser bem mais simples do que parece.

Nosso analista André Moraes preparou sete dicas essenciais para você iniciar suas operações e treinar bastante e se tornar um trader profissional.

Dicas de como operar na Bolsa de Valores

1. Estude

Estudar é essencial para aprender a como operar na Bolsa de Valores e se tornar um trader de sucesso.

O mercado de ações é bem complexo e adquirir conhecimento é o primeiro passo para desenvolver suas habilidades em trading.

Para André, no primeiro momento, o foco deve ser aprender a operar e não ganhar dinheiro: “ Muitas pessoas me procuram querendo saber como se faz para começar a operar na Bolsa e já ter grandes lucros, e é essa ansiedade em pular a fase do aprendizado que pode ocasionar grandes prejuízos”, afirma.

Segundo o analista, para começar a especular no mercado de ações, é primordial aprender quais são os tipos de análise (técnica e fundamentalista) e se aprofundar em alguma delas.

Além de entender melhor sobre gerenciamento de riscos, volatilidade, como funcionam as principais operações, como Day Trade e Swing Trade, entre outros.

Uma boa dica é estudar muito e, antes de operar para valer, treinar suas estratégias em plataformas de demonstração até entender, de fato, como as operações funcionam.

2. Escolha uma corretora

Escolher uma boa corretora de valores para operar na Bolsa é outro item que faz toda a diferença para quem está começando, afinal, é por meio dela que você irá administrar seus recursos e realizar suas operações.

André comenta que o ideal é buscar por uma corretora que tenha custos baixos de corretagem e ofereça plataformas de qualidade para realizar operações de forma rápida e eficiente.

Na Clear, você encontra corretagem zero e conta com o suporte do melhor time de analistas do Brasil. Descubra como operar na Bolsa agora.

3. Comece operando com pouco dinheiro

Antes de operar todo o seu capital, é necessário adquirir muita experiência e traçar estratégias bem definidas. Até lá, o indicado é operar com valores fracionados para evitar grandes perdas.

“A vantagem de começar operando com pouco dinheiro é que, caso sua estratégia dê errado, seu prejuízo será relativamente baixo e o aprendizado, com certeza, terá sido igual se você tivesse operado com um valor grande”, comenta André.

A alavancagem para realizar operações Day Trade também precisa ser realizada de forma consciente.

A técnica deve ser utilizada para otimizar uma operação em dias forte volatilidade, mas jamais para complementar capital insuficiente, principalmente se você tiver pouca experiência.

como-operar-na-bolsa

4. Esteja preparado emocionalmente

Perder e ganhar faz parte da vida do trader e treinar o equilíbrio emocional é fundamental para entender como operar na Bolsa e lidar bem com ambas as situações.

De acordo com André, o medo e a euforia são sentimentos perigosos, que podem comprometer as operações e resultar em grandes perdas.

“Se o trader lucra em um dia, ele fica com a mente positiva. Porém, se no dia seguinte ele perde o mesmo valor que lucrou anteriormente, por mais que seu prejuízo tenha sido zero, sua mente fica negativa, gerando frustração e fazendo com que ele se desequilibre emocionalmente”, exemplifica o analista.

André afirma ainda que são em situações como essas que o trader, para compensar seu prejuízo, acaba agindo de forma impulsiva, operando mais do que deveria e, consequentemente, perdendo muito capital. “É necessário aprender a equilibrar ganhos e perdas e agir de forma profissional”, pondera.

5. Tenha estratégias muito bem definidas

Criar um fluxo de testes constantes é essencial para conseguir bons resultados.

O ideal é desenvolver algumas estratégias e começar a testá-las até perceber quais delas estão dando os melhores resultados.

André conta que é necessário seguir as regras de suas estratégias de forma constante e não abandoná-las na primeira vez que elas derem errado.

“Usando uma estratégia de forma repetitiva, ao final de um determinado número de operações, você terá dados para analisar o que deu certo, o que ocasionou lucro e prejuízo e, consequentemente, o que precisa ser melhorado.”

6. Conheça o mercado em que você atua

Entender, de fato, como funciona o mercado dos papéis que você atua também é um ponto importante para conseguir realizar operações vencedoras.

Se você opera ações da Petrobras, por exemplo, é essencial conhecer tudo que possa movimentar esse mercado.

Acompanhe como está o setor de óleo e gás natural no mundo, como está o cenário político atual, a situação econômica da estatal, quais os principais horários de volatilidade desse ativo durante o pregão, qual a cotação do petróleo, entre outros.

Além disso, André considera essencial compreender quais são os melhores horários de negociação, de acordo com o tipo de operação que você deseja executar.

“ Das 09h às 10h, por exemplo, o mercado de contratos futuros está mais volátil e com menor liquidez. Já a partir das 10h, que é quando abre o mercado à vista, apesar da volatilidade aumentar, ele fica com maior liquidez.”

7. Não se esqueça que quem manda no preço é o mercado

Por mais que você tenha traçado estratégias que estejam dando certo, é importante ter a consciência de que quem manda no preço é o mercado.

Ou seja, antes de abrir a Bolsa e começar a especular, é essencial que você esteja informado sobre os principais eventos no Brasil e no mundo que podem influenciar o desempenho de determinado ativo naquele dia como, por exemplo, divulgação dos dados do Payroll, condições da economia, como PIB ou taxa de juros, entre outros.

Para quem deseja aprender a como operar na Bolsa, esses eventos podem ser acompanhados pela agenda Infomoney, que lista os acontecimentos mais relevantes para o mercado.

Agora que você já aprendeu a como operar na Bolsa. Abra sua conta na Clear e teste suas habilidades em trading!

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.