Conhecer o mercado é fundamental para o sucesso do Trader

Felipe Freitas
Co-fundador da FlashTrader

Muitos iniciam no mercado em busca de uma fórmula mágica para ganhar dinheiro sem risco e obviamente isso não é possível.

Na realidade a receita para ser um trader de sucesso inclui boas doses de disciplina, dedicação, interesse pelo mundo da bolsa de valores e estudo do mercado financeiro. E aqui entra o conhecimento sobre o mercado em que está operando, que é um requisito fundamental para quem quer trabalhar de forma séria e evitar prejuízos causados por detalhes que poderiam ser facilmente identificados com antecedência.

Para entender a importância de conhecer o mercado, podemos, por exemplo, fazer uma comparação com o futebol. Antes de começarem os campeonatos, os clubes costumam realizar uma pré-temporada. Nesse período, há uma forte preparação para aprimorar as partes tática e física, com jogos amistosos, exercícios e outros treinamentos que servem para definir o posicionamento em campo e algumas jogadas.

Mas, além disso, os clubes também se preparam em relação aos adversários, estudando cada um deles, conhecendo os elencos, pontos fortes e fracos. A comissão técnica consegue identificar quais são os times mais fortes, que devem brigar pelo título, e também os mais fracos. Assim é possível fazer um planejamento para toda a temporada, definindo os objetivos, que podem ser a conquista de um troféu ou mesmo ficar em uma determinada posição.

Ao longo das rodadas, porém, tudo isso deve ser ajustado conforme o desempenho. Se o clube perceber que dá para chegar mais longe e ir além do que estava planejado, poderá contratar mais alguns jogadores de melhor qualidade e deixará o elenco mais forte.

Claro que o trader não faz parte de um campeonato, mas, de certa forma, vale o mesmo princípio para que ele conheça o mercado em que está operando, tanto no mercado à vista quanto nos mercados de opções ou futuros. É fundamental ter uma noção geral do que está acontecendo, conhecer o panorama e aí identificar quais ações ou commodities possuem mais potencial e valor de mercado, pois muitas vezes são elas que direcionam as movimentações do dia.

A partir do momento em que o trader conhece o mercado, sabe onde está pisando e começa a direcionar as atenções a um determinado papel, é importante conhecer a empresa, saber a liquidez que ela apresenta, o valor de mercado, o volume que ela negocia e também os resultados da companhia.

Além disso, conhecer bem o setor também é essencial. Se o trader está operando ações da Petrobras, é interessante que ele também acompanhe as outras petrolíferas, como Shell e Chevron, gigantes do ramo. Dessa forma é possível saber como elas estão se comportando e quais as movimentações que poderão impactar nos papéis da estatal brasileira.

Ter essas informações em mãos coloca o trader na frente de outros operadores, diferenciando quem entra apenas por hobby de quem realmente é profissional, entende como é a dinâmica do mercado e está ali diariamente em busca de resultados realmente consistentes.

Se o trader não se preocupar com isso, não saberá, por exemplo, que as ações da Vale podem ter alguma movimentação brusca por conta de uma reorganização institucional, como aconteceu recentemente com o novo acordo de acionistas. Por não saber o que está acontecendo no dia a dia da empresa ou do setor, o trader corre o risco de sofrer algum prejuízo, pois tais fatos relevantes impactam diretamente em seus resultados.

Para coletar essas informações, o trader tem várias possibilidades na internet. Ele pode entrar no site da bolsa de valores ou da própria empresa, pesquisar no Google, visitar os principais portais de notícia, acompanhar especialistas, colunistas dos grandes jornais e outras fontes que podem ajudar nessa preparação.

Acompanhar o mercado internacional

A pesquisa e a busca por informações não podem se restringir apenas ao mercado brasileiro. Saber o que está acontecendo nas bolsas fora do país é muito importante, identificando as movimentações dos índices ou das commodities pelo mundo.

Quem está operando Petrobras precisa saber como estão os preços do petróleo, assim como os traders que operam papéis da Vale devem conhecer a situação do minério de ferro pelo mundo. Esses dados impactam no que vai acontecer com essas companhias e, consequentemente, com as cotações na bolsa de valores.

Como você viu, estudar o mercado e manter-se informado sobre o que acontece dentro e fora dele faz toda a diferença nas suas operações. Então, comece agora mesmo a se preparar e conte com a FlashTrader nesse processo. Estamos prontos para formar uma parceria de sucesso.

Sobre o autor

Felipe Freitas

Um dos fundadores da FlashTrader, ingressou no mercado financeiro no ano 2000. Atualmente, atua como trader no mercado de DI e Dólar Futuro.

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.