Dicas para operar alavancado: como evitar grandes perdas

pit money
Lucas Pit
Economista, influencer e criador do canal Pit Money, no Youtube.

Lucas Pit, do canal Pit Money, dá dicas para operar alavancado em operações no mercado futuro 

dicas para operar alavancado

Ao pensar em alavancagem, a primeira imagem que me vem a cabeça é a de uma catapulta. Isso porque, ambas são mecanismos usados em tempos de guerra e que podem ser muito eficazes para ajudar a vencer as batalhas.

Porém, com seu elevado poder de destruição, vem também uma grande responsabilidade, já que qualquer erro na hora do disparo pode acabar prejudicando quem está atirando com artilharia pesada.

Confira algumas das minhas dicas para operar alavancado no mercado de futuros:

Dicas para operar alavancado 

Quem já operou contratos futuros sabe que é comum tomar umas ricocheteadas – ou umas violinadas, como se costuma falar no mercado – e você precisa estar financeiramente preparado para isso, já que os ajustes são diários.

O erro ensina e possibilita ao trader, principalmente aos iniciantes, ajustar seu modelo de operação para conseguir maximizar seu lucro, e essa é a grande maravilha da Bolsa de Valores: gerar um volume de dados imenso todos os dias e disponibilizar aos participantes do pregão que estes o analisem e melhorem suas estratégias de operação.

Neste caso, em que o trader estuda, simula e faz constantes ajustes em seu modelo, a alavancagem serve como um instrumento de grande valia, já que a mira foi sendo alinhada conforme ele ganhava mais experiência.

Além disso, normalmente os traders bem-sucedidos aprenderam a atirar primeiro de estilingue, depois de bereta, seguido da escopeta e, por fim, com a catapulta, evidenciando a importância de aprender com cada processo.

Com base nisso, uma das minhas dicas para operar alavancado é: não passe a carroça na frente dos bois, todo mundo que corre na Fórmula 1, certamente começou com o Kart. Comece operando poucos contratos e vá aumentando o volume de forma moderada.

Mas a questão é: até que ponto a alavancagem está em um nível sadio, caracterizando uma ambição boa, e quando ela passa a virar ganância? – Ganância que, em alguns casos, pode levar o trader invariavelmente à falência no longo prazo.

Eu operei durante 5 anos fazendo Swing Trade e obtive um bom resultado e, normalmente, os melhores resultados vieram quando eu estava pouco alavancado.

E é aí que eu afirmo por experiência própria: todas as vezes que consegui maximizar meus lucros sem perder noites de sono, foram quando eu tinha, em saldo para bancar os ajustes diários, duas vezes o valor da oscilação máxima permitida pela Bolsa.

dicas para operar alavancado

Logo, calcule seu Worst Case Scenario (também conhecido como pior cenário) e o multiplique por dois, pois, quando existe dinheiro envolvido, ficamos, no mínimo, duas vezes mais vulneráveis, exceto quando estamos tranquilos financeiramente para pagar o ajuste e continuar operando com a cabeça no lugar, já que só assim será possível recuperar o dinheiro em tempos difíceis – e, acredite, tempos difíceis chegam, em todas as profissões.

E isso, incrivelmente, eu não aprendi lendo em livros. Acabei aprendendo essa regra de bolso errando alavancadíssimo em contratos futuros no Joesley Day.

Naquele fatídico dia, porém edificante, levei limite de prejuízo em quatro, dos cinco produtos que eu estava operando, tendo que me desfazer de metade das minhas posições logo na abertura, mesmo com meus gráficos “mandando” eu segurá-las mais um ou dois dias.

Quem estava operando aquele dia, lembra que, logo em seguida, o mercado se normalizou e eu fiquei assistindo, de fora do mercado, muito decepcionado.

Portanto, se eu tivesse dinheiro suficiente para pagar os ajustes e continuar seguindo meus gráficos, mantendo as posições que tinham que ser mantidas, teria recuperado o que eu perdi em um minuto (a abertura daquele dia foi tensa) em um mês e meio; mas, ao contrário disso, acabei demorando três meses e meio, pois minha alavancagem estava no nível ganancioso, e não ambicioso.

Então, a lição que fica é: utilizem a alavancagem, que possibilita acelerar a construção do seu lucro, com moderação, e não se esqueçam: ninguém ganha dinheiro demais, por tempo demais, se estiver alavancado demais. Conselho de quem quase quebrou por ter usado errado essa boa ferramenta.

Agora que você já conhece minhas dicas para operar alavancado, abra sua conta na Clear e comece a investir na Bolsa!

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.