O que é Swing Trade na Bolsa de Valores?

André Moraes
Analista de Investimentos na Clear (CNPI-T EM-1176)

Swing Trade é a modalidade de investimento mais indicada para quem busca investir e lucrar no mercado de ações, mas não tem tempo para acompanhar o pregão de perto.

Chamamos de Swing Trade as operações de compra ou venda de ativos que acontecem no mercado de renda variável e duram alguns dias ou semanas.

O investidor que opera nesta modalidade trabalha para detectar uma tendência no preço, aposta na realização desta tendência para lucrar comprando ou vendendo ações, contratos futuros, mini contratos, opções, etc.

Em poucas palavras, ele compra ou vende um ativo, com a expectativa de atingir um certo preço. Quando esse preço for atingido, ele realiza o lucro.

Qual a diferença de Day Trade e Swing Trade

A principal diferença entre as modalidades Swing Trade e Day Trade é a duração das operações. As operações Day Trade são iniciadas e finalizadas no mesmo dia.

Geralmente os investidores mais agressivos e que gostam da adrenalina das operações de curtíssimo prazo optam por Day Trade buscando lucrar com as oscilações diárias do preço dos ativos.

No Swing Trade, o investidor busca oscilações maiores do preço dos ativos, tendo por isso a possibilidade de lucrar mais com esta modalidade operacional.

Swing Trade e a Análise Técnica

A análise técnica é utilizada pelo investidor para tentar antever a possível direção do preço de um determinado ativo. É a ferramenta que o trader usa para encontrar a tendência.

A base desse tipo de Análise está nos gráficos, que mostram a movimentação do preço dos ativos no decorrer do tempo. Quem conhece a teoria da Análise Técnica consegue identificar padrões e regiões importantes para os preços, consequentemente oportunidades de operações.

Gráfico de Candlesticks – Petrobras ( PETR4)

Com elas os traders implementam estratégias operacionais — algumas conhecidas da maioria dos traders (como cruzamento de médias móveis), e outras bem pessoais, baseadas no perfil do investidor.