O que significa errar na bolsa?

Bo Williams
Analista de Investimentos na Clear (CNPI EM-1215)

Durante toda a vida, o ser humano aprende que “errar é ruim”. Mas qual é a definição de “errar” como trader ou investidor?

Muitos principiantes acreditam que perder dinheiro em um trade é sinônimo de erro. Isso é uma das maiores armadilhas do mercado de renda variável. O comportamento de preço caótico e o resultado de cada trade ao seu final é imprevisível. Assim, a associação de “erro” com algo incontrolável não faz nenhum sentido.

Uma característica do preço é que, apesar de ser imprevisível, apresenta vantagens estatísticas em formato de padrões geométricos. Podemos criar e seguir sistemas operacionais vencedores baseados nestas vantagens.

Assim, deveríamos redefinir “erro” e relacioná-lo apenas com algo que tenhamos controle: a execução correta, consistente e disciplinada do nosso trade system.

Operar com sucesso na bolsa é um exercício matemático e psicológico que pode ser dominado.  Mas isso depende muito mais do que você faz e não do que o preço vai fazer. Aceite que o movimento do preço é caótico na bolsa e concentre-se no seu próprio comportamento.  Isso é o caminho de sucesso na bolsa.

Você sabe o que é um trade system vencedor? Já definiu o que é “correto” e “errado” nas suas regras operacionais? Ou você vive em um estado constante de ansiedade e medo de perder cada trade?

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.