O Tape Reading na bolsa

Neto Meireles
Analista de Investimentos na Clear (CNPI-T 1834)

Tape Reading é a modalidade mais usada pelos bancos e por todos os players institucionais. Ao pé da letra, a modalidade é chamada de leitura de livro.

O livro seria o famoso book de ofertas, aonde são inseridas as ordens de compra e venda do mercado inteiro, mas são aquelas que ainda não foram executadas. O conhecimento a fundo desta modalidade possibilita entradas mais rápidas e certeiras devido à intensidade medida pelos players.

Quando há grande fluxo no mercado, o investidor consegue melhorar o “giro” e potencializar seus resultados. Além de operações rápidas, conseguimos alongar muito mais as operações efetuadas na tendência, seja ela altista ou de baixa.

Além disso, ressaltando a intensidade das operações feitas, uma melhor posição no book pode potencializar seu resultado diário, semanal e mensal.

Na modalidade operacional Tape Reading, outro aspecto relevante é o times & trades, que mensura as últimas operações realizadas por todos os participantes do mercado. Ou seja, ele espelha o mercado e tudo o que acontece fica ali registrado. No entanto, diferentemente do book de ofertas, o times & trades é passado, pois apresenta o que já foi executado.

Conhecendo o fluxo, o investidor obtém mais conhecimento e dessa forma tem a possibilidade de estender cada vez mais as operações no direcional da tendência, pois o fluxo gera essa tendência.

Outro ponto a destacar nas operações de Tape Reading é a importância do stop curto, pois limita a perda do investidor, o que gera mais oportunidades com risco minimizado.

Como podemos observar, é essencial o conhecimento dessa modalidade operacional, pois todas as ofertas de compra e venda estarão inseridas no book de ofertas. Dessa forma, o investidor consegue visualizar todos os movimentos do mercado e, portanto, poderá ser beneficiado buscando antecipações de movimento.

Ebook Download

e-Book Tape Reading

Guia Básico

Download