Operações Automatizadas com Robôs Investidores

Mateus Lana
Co-founder & BizDev da SmarttBot

Como colocar o seu investimento no piloto automático.

As operações automatizadas vieram para ficar. No mercado americano mais de 70% das ordens que chegam às bolsas partem de robôs. No Brasil, o volume de robôs investidores vem crescendo e já representa mais de 30% dos negócios realizados.

Nos último tempos, estes robôs estavam nas mãos de grandes profissionais, investidores institucionais e estrangeiros, ou seja, estavam com os tubarões do mercado. Eles utilizavam da automatização para conseguir vantagens de milissegundos em suas operações e executar as mais diversas estratégias de investimento simultaneamente.

Fator emocional para operar na bolsa

Outra grande vantagem de automatizar seus investimentos é a ausência de fatores emocionais ao investir. Os robôs não sentem raiva, ganância ou medo. Nunca ficam cansados, são frios e calculistas, o que faz com que executem sua estratégia sempre com precisão. Enquanto nós, seres humanos, precisamos lutar contra a nossa natureza para tornar um bom e consistente trader.

Qualquer trader já se pegou torcendo contra o mercado, pensando em tirar o stop (alguns chegam a tirar) ou mesmo, “deixando o trade para longo prazo”. Estas são algumas das armadilhas psicológicas que fazem o investidor perder dinheiro, isso acontece pelo simples motivo de serem humanos. Por esta razão, uma grande parte do trabalho do trader é o de treinar seu estado mental para operar. Alguns terão mais facilidade, outros menos e muitos irão desistir pelo caminho.

A automação de investimentos como solução

Uma solução bastante direta para estes problemas é utilizar estratégias automatizadas através de robôs investidores. Todo o tempo que você dedicaria em seu preparo psicológico vai poder gastar em estudos para encontrar as melhores estratégias de investimento.

Como já foi mencionado, os robôs saem na frente neste desafio. São frios e calculistas e não precisam parar para almoçar ou ir ao banheiro. Ele será tão bom quanto a estratégia que ele está executando, o que fará com que um trader ganhe ou perca com precisão. O desafio do ser humano será apenas o de encontrar (lembrando de reavaliar periodicamente) as melhores estratégias que serão investidas por estes robôs.

Com os robôs é possível acompanhar mais ativos e estratégias do que seria possível sem eles. Mesmo um trader mais experiente, que possui uma trading station com 6 ou 8 telas, teria dificuldade em executar mais do que 10 estratégias simultaneamente. Já para os robôs esta tarefa é simples.

Gostou da ideia de investir com robôs? Dê uma olhada na plataforma SmarttBot

Na SmarttBot você consegue fazer o seu cadastro e simular com um robô de forma gratuita. A dica final é: sempre comece simulando e estude muito antes de investir com dinheiro real!

Abraços e bons investimentos.

Sobre o autor:

Mateus Lana, Co-founder & BizDev da SmarttBot
Apaixonado por investimentos, opera na bolsa desde 2007. Acredita no empreendedorismo e na tecnologia como forma de mudar o mundo. Fã de tudo que é “meio nerd”.”