Significado dos códigos das ações: como identificá-las na Bolsa

Não sabe o que significa PETR4, VALE3, ITUB4? Entenda o significado dos códigos das ações para operar na Bolsa

significado dos códigos das ações

Para começar a comprar e vender ações, o primeiro passo é entender os significados dos códigos das ações na Bolsa, já que é por meio deles que as operações são realizadas.

Códigos, como PETR4 ou VALE3, são muito conhecidos no mercado, mas será que você sabe o que cada letra ou número que os compõem significam? Sua formulação é feita com base em um padrão de número e letras que ajudam a identificar a empresa e o tipo de ação correspondente ao código.

Entenda o significado dos códigos das ações da Bolsa e aprenda a identificar os tipos de ações mais negociados via home broker.

Na Clear, a corretagem para operar ações, minicontratos, opções e ETFs é a menor do mercado. Confira nossos custos para operar.

Significado dos códigos das ações

Os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número e ficam listados no home broker no book de ofertas.

Ao decidir comprar ações de Petrobras, por exemplo, você deve encontrar o código da ação correspondente a essa empresa e, a partir disso, iniciar sua operação, como PETR4.

Principais tipos de ações

Para compreender melhor os significados dos códigos das ações é preciso entender a diferença entre as principais ações negociadas na Bolsa:

Ações preferenciais

As ações preferenciais, representadas pela sigla PN, dão o direito de receber dividendos da empresa com prioridade, mas não fornecem direito a voto.

Ações ordinárias

As ações ordinárias, representadas pela sigla ON, dá ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o de receber, de forma não preferencial, dividendos da empresa.

significado dos códigos das ações

Composição dos códigos

As letras e os números podem mudar totalmente o significado dos códigos das ações. Cada um deles representa uma ação diferente e podem mudar, dependendo do tipo do mercado em que estão inseridos.

Mercado à vista

Letras

As letras fazem referência as empresas emissoras da ação, como PETR4 (de Petrobras) ou BBDC4 (de Bradesco).

Números

Os números indicam o tipo de papel que ele representa, como ações ordinárias, preferenciais, com direito a subscrição, entre outros. Confira as principais:

1 – Direito a subscrição de uma ação ordinária

Os códigos com final 1 são aqueles que dão o direito a subscrição de uma ação ordinária.

Logo, ao possuir um direito de subscrição com final 1, por exemplo, você pode comprar uma ação ordinária com prazo e preço predeterminados.

Caso o trader não queira exercer o direito de subscrição, é possível que ele venda esse direito de compra para terceiros no mercado secundário.

2 – Direito a subscrição de uma ação preferencial

Os códigos com final número 2 também dão direito a subscrição, mas para a compra de uma ação preferencial.

Caso o trader não queira exercer o direito de subscrição, também é possível que ele venda esse direito de compra para terceiros no mercado secundário.

3 – Ação ordinária

O final 3 indica que o papel correspondente ao código é uma ação ordinária – com direito a voto, como JBSS3.

4 – Ação preferencial

Os códigos com final 4 indicam que o papel é uma ação preferencial, dando ao detentor da ação a preferência no recebimento de dividendos, como a CMIG4.

5, 6, 7 e 8 – Ações preferenciais de classes diferentes

Códigos com final 5,6,7 e 8 indicam que as ações são preferenciais, mas pertencem a classes diferentes: classes A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D, (PND), respectivamente.

As diferenças entre as classes podem ter a influência de diversos fatores e, por isso, não é possível definir uma diferença clara entre elas.

No geral, elas costumam variar de acordo com a empresa emissora da ação.

9 – Recibo de subscrição sobre ações ordinárias

Ao obter o direito de subscrição de uma ação ordinária, o direito com código final 1, antes de entrar em sua carteira como uma ação ordinária, torna-se final 9, representando um recibo de subscrição, que indica que ela já pode ser negociada pelo preço predeterminado.

10 – Recibo de subscrição sobre ações preferenciais

Os códigos com o final 10, assim como os de final 9, indicam o recibo de subscrição, mas de ações preferenciais.

11 – BDRs e Units

Os códigos de final 11, na maioria das vezes, servem para indicar que os papéis são BDRs (Brazilian Deposit Receipts – Certificados de depósitos de ações de companhias do exterior) ou Units, que são pacotes de ações preferenciais e ordinárias negociadas em grupo.

Códigos no mercado de opções

Para operar no mercado de opções também é preciso saber os tipos de códigos utilizados nas operações de compra e venda.

Assim como no mercado à vista, as quatro primeiras letras indicam a empresa emissora, na sequência, a quinta letra representa o mês de vencimento de acordo com a opção de compra ou de venda.

Confira as letras correspondentes aos meses de vencimento na tabela abaixo:


Mês

Opção de compra (Call)

Opção de venda (Put)
Janeiro A M
Fevereiro B N
Março C O
Abril D P
Maio E Q
Junho F R
Julho G S
Agosto H T
Setembro I U
Outubro J V
Novembro K W
Dezembro L X

Mercado fracionário

Já no mercado fracionário, os códigos são semelhantes ao mercado à vista, mas com o complemento da letra F, indicando que aquele papel está sendo negociado neste mercado.

Exemplo: PETR4F, VALE3F, BBAS3F e EMBR3F.

Mercado a termo

No mercado a termo, os códigos das ações também são parecidos com os do mercado à vista, mas acrescidos da letra T para indicar que o papel está sendo negociado no mercado à termo.

Agora que você aprendeu o significado dos códigos das ações, já está pronto para começar a operar! Abra sua conta na Clear e opere com a menor corretagem do mercado.

Cotação das ações

No site oficial da B3 e na página da Infomoney é possível acompanhar a cotação diária das principais ações negociadas em Bolsa.

Além disso, na página de análises da Clear, você pode conferir as análises gráficas e fundamentalistas dos papéis mais negociados do mercado acionário.

Voltar para o Blog Clear Voltar Home Blog

O que você achou deste post? Deixe sua sugestão.

Sentiu falta de alguma coisa? Esse conteúdo foi relevante pra você?
Gostaríamos de saber sua opinião para melhorarmos a experiência do blog.
Enviando

Mensagem enviada com sucesso.

Obrigado por deixar sua sugestão, ela é muito importante para nós.